terça-feira, 12 de junho de 2007

Interatividade da vida X internet

Segundo Eliane Capra do site Imasters: A maioria da população enxerga a interatividade apenas como uma ação de enviar mensagens e receber respostas. Sim, é verdade que para existir a tal interatividade é preciso que existam dois agentes: um que exprime uma posição, e outro que o escuta e concorda, favoravelmente ou não, com essa posição. A interatividade está ligada aos nossos sentimentos e, nos dias atuais, ela vem sendo amplamente difundida nos meios computacionais diretamente ligados a nós. Desde em um simples caixa eletrônico bancário até nas cabines de jogos, a interação ocorre cada vez mais evidente, com novos "truques" que prendem a atenção dos seus usuários/clientes. E são esses truques que estão nos levando a consumir tais produtos, fortalecendo várias empresas desenvolvedoras desses materiais. Hoje, quase tudo envolve tecnologia. Deixamos de lado o tempo que perdíamos em filas de banco. Deixamos de lado a inércia de jogos bucólicos. Deixamos as cartas escritas à mão e passamos a exaltar os programas de mensagens eletrônicas, com diálogos e imagens em tempo real. É meu amigo! Estamos completamente entranhados com a interatividade computacional. Agora, ela faz parte da nossa essência.
Existem aqueles resistentes que não admitem, de forma alguma, serem manipulados pela interatividade computacional. Porém, querem eles ou não, estão se inserindo, sem querer, neste contexto. É impossível negar que a maioria desses "resistentes" nunca fez transações em caixas eletrônicos, nunca responderam enquetes on-line, nunca mandaram e-mails, nunca mandaram torpedo pelo aparelho celular. Alguns até acham que a influência da computação em nossa forma de interagir é uma questão negativa, pois estamos tendo pouco contato inter-pessoal e crianças estão tendo os produtos tecnológicos como seus melhores amigos. Mas, por outro lado, com as adversidades do dia a dia, a população carece de mais atenção na área tecnológica que a leve interagir muito mais com o mundo.

E a interatividade da internet tem sim seus pontos positivos e negativos como qualquer "coisa", a interatividade pode ser mútua em alguns programas como o Messenger, dando um enter a pessoa lê e imediatamente responde, um diálogo comum, por "torpedos". Já no site de relacionamentos como é o caso do Orkut, no qual, se pode deixar um recado e a pessoa pode demorar minutos como também dias ou horas a interatividade é reativa, provoca certa reação mas, que nem sempre é imediata. Existem pessoas que moram na mesma cidade e conversam através do computador, a falta de tempo e a rapidez (e eficácia) cada vez maior dos meios tem contribuído, e ao mesmo tempo aproxima pessoas que estão distantes. Assim como existe o afastamento do meio social fisicamente permite um acesso imenso de informações ao mesmo tempo. Então, vai do bom senso de cada um fazer a dosagem do tempo que passa em rede e no convívio social, além do proveito a ser retirado de cada um.